CHUVA SEGUE POR MAIS DUAS SEMANAS EM CASCAVEL E GRÃOS SE PERDEM NO CAMPO


A chuva que marcou todo o mês de janeiro em Cascavel e região oeste do Paraná deve se manter firme no início de fevereiro. Segundo o Simepar, nas próximas duas semanas, o sol só deve dar as caras um único dia e será no dia 6 de fevereiro, mesmo assim, a previsão até lá pode mudar, alertam os modelos meteorológicos.

Segundo o mapa meteorológico, nas próximas duas semanas deve chover em Cascavel um acumulado próximo de 160 milímetros. Bom para a recuperação de rios e mananciais que sofriam com a pior estiagem em 100 anos no Estado, mas preocupante para produtores rurais que esperam com praticamente toda a soja cultivada no oeste ainda no campo a espera do tempo firme para ser colhida. A região cultiva cerca de um milhão de toneladas e a previsão inicial de colheita era de pouco mais de 3,8 milhões de toneladas.

O excesso de chuva também já prejudica as já cada vez mais escassas lavouras de feijão por todo o oeste. As pequenas áreas ainda cultivadas enfrentam problemas para a colheita e o excesso de água já fez o cereal rebrotar, o que significa que ele ficará impróprio para o consumo e logo apodrecerá.

Outra preocupação é com o início do plantio da safrinha de milho, que de diminutivo para o oeste do Paraná tem apenas o nome. A principal safra do cereal na região costuma ocupar mais de 700 mil hectares e deve ser cultivada, de acordo com o zoneamento, entre o fim do mês de janeiro e o início de fevereiro. Quanto mais tarde as sementes forem lançadas na terra, mais prejudicial pode ser o desenvolvimento das lavouras no inverno. O milho não é uma cultura que responde bem às baixas temperaturas, o que pode provocar perdas expressivas lá na frente.

Se por um lado a chuva não dará uma trégua, por outro as elevadas temperaturas também prometem se manter mais distantes da região.

Não chega a fazer frio, mas em duas semanas os termômetros não alcançam os 30ºC nem um dia em Cascavel. Já as mínimas flutuam dos 17ºC aos 20ºC no período.

Fonte: Portal24