Cascavel falta de profissionais da saúde impede abertura de 20 leitos de enfermaria Covid-19


A falta de profissionais da saúde está impedindo a abertura de 20 leitos de enfermaria para pacientes com a Covid-19, no Hospital do Coração, em Cascavel, no oeste do Paraná, segundo a 10ª Regional de Saúde.

De acordo com a regional, o governo do Paraná fez uma parceria com o hospital particular e cedeu 20 respiradores e monitores para a abertura dos leitos e criação da ala Covid-19 na unidade, mas sem os recursos humanos, a expectativa é de que apenas metade dos leitos sejam ativos na quarta-feira (24).

Para que a infraestrutura possa ser utilizada, o hospital busca contratar 60 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.

“É uma situação muito difícil, nossos profissionais de saúde estão exaustos, não temos mais profissionais. Mesmo os recém-formados foram absorvidos e mesmo assim a gente não consegue colocar mais pessoas para trabalhar. Ter leitos não é garantia que vão servir bem. Não podemos acreditar ou nos deixar levar pela informação que existem leitos. Mesmo se existir leito, não há garantia nenhuma de que indo para esse leito vamos sair vivos de lá”, disse o diretor da 10ª Regional de Saúde.

A equipe do Hospital do Coração prepara a unidade com os novos leitos desde o fim de semana, conforme a direção.

Com a parceria do governo, apesar do hospital ser particular, as vagas serão ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até esta segunda-feira (21), Cascavel registrou 15.001 casos confirmados do novo coronavírus e 214 mortes pela Covid-19. A cidade conta com 799 casos ativos da doença.