PATO BRANCO ENTRA EM COLAPSO DEVIDO AO CORONAVÍRUS


Após o colapso no sistema de saúde de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou o pedido de ajuda à população, nesta terça-feira (8), para seguirem as medidas sanitárias em meio à pandemia do novo coronavírus.

Na segunda-feira (7), a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chegou a 100% nos dois hospitais da cidade, que ofertam leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para casos Covid-19.

Segundo a secretária de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, o município não tem mais profissionais de saúde disponíveis. Além disso, se o número de casos continuar aumentando, não será possível atender todos os pacientes.

“Neste momento precisamos do respeito a essa condição dos profissionais de saúde e das unidades hospitalares. Infelizmente, no dia de ontem nós tivemos que fazer escolhas. É muito triste escolher quem vai para a UTI e quem não vai, e vermos as pessoas morrendo.”

Conforme a Secretaria do Estado da Saúde (Sesa), até a tarde desta terça-feira, dos oito leitos de UTI na ala Covid-19, apenas um deles estava disponível em Pato Branco.

Na enfermaria, dos 18 leitos ofertados, oito estavam livres na cidade.

“Na data de ontem foi o nosso momento mais crítico da pandemia. Um dos hospitais teve que fechar o pronto socorro para o atendimento de uma pessoa que necessitava um leito de UTI, foi transformado em leito de UTI, e na nossa UPA nós temos dois leitos de retaguarda que também estavam ocupados. A possibilidade de transferência tem demorado de 18 horas a 24 horas, o que é, muitas vezes, a decisão entre a vida e a morte de uma pessoa”, disse Márcia.

Por causa do número de profissionais afastados e o remanejamento de outros para atendimento de sintomáticos respiratórios, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Morumbi está fechada nesta semana.
Segundo a secretaria, até esta terça, Pato Branco registrou 2.561 casos confirmados do novo coronavírus e 26 mortes pela Covid-19.
O aumento de casos chegou a 400% nas quatro últimas semanas, conforme o município.
No início da pandemia, a média diária de exames da Covid-19 era 40 testes. Na segunda-feira (7), o número de exames chegou a quase 200.