Teleperícia do INSS começa na próxima segunda, dia 16


O uso de Telemedicina para realizar perícias do INSS deveria ter começado no último dia seis de novembro, porém, o Ministério da Economia informou que o procedimento vai começar para valer no próximo dia 16, segunda-feira.
A Teleperícia só vale, neste primeiro momento, para a concessão de auxílio-doença. O procedimento tem previsão para encerrar em janeiro do ano que vem. Apenas empresas conveniadas com o INSS poderão participar do programa. Vai funcionar assim. A empresa contrata um médico do trabalho que vai acompanhar o trabalhador durante a consulta por vídeo com o perito do INSS.
Na prática, o médico do trabalho executa o que o perito solicitar, mas não pode responder pelo trabalhador. O INSS informou também que a partir de segunda-feira vai disponibilizar um termo para que outras empresas possam participar do projeto-piloto.
O atendimento por Telemedicina da previdência foi uma exigência do Tribunal de Contas da União. O TCU solicitou ao INSS outra via de atendimento neste período de pandemia. Vale lembrar que se o médico perito achar necessário, ele pode solicitar que o trabalhador se apresente em uma agência do INSS para uma perícia presencial.