O retorno presencial em 54 escolas estaduais, de 30 municípios do Paraná, ocorrerá a partir do dia 19 de outubro, mas somente para atividades extracurriculares.
A proposta de retorno das atividades considera uma redução do risco epidemiológico, com queda de contágio do novo coronavírus, redução em números de mortes e diminuição das taxas de ocupação de leitos nos hospitais do estado.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que a ideia é ampliar rapidamente a volta aos outros colégios estaduais. O diretor-geral da secretaria, Gláucio Dias, disse que a intenção é que, em 30 dias, 1,8 mil escolas do Paraná, onde há aulas extracurriculares, voltem a receber alunos.
“Estamos fazendo um levantamento nesses colégios, junto aos pais e famílias, e a partir do momento que tivermos esses números das famílias, estaremos gradualmente ampliando o fornecimento desse serviço de atividade extracurricular”, explicou Dias.
As aulas na rede estadual de educação estão suspensas desde o dia 20 de março, no Paraná. O governo chegou a prever o retorno das atividades para setembro, mas a volta acabou não se confirmando.
Como vai ser o retorno?
Segundo o governo, a decisão do retorno presencial para atividades extracurriculares abrange, além da rede estadual, as escolas municipais e privadas com turmas a partir dos cinco anos, e para os ensinos fundamental e médio.
Na rede estadual, são mais de 150 mil alunos matriculados nas atividades extracurriculares.
O governo disse que serão oferecidas presencialmente atividades de reforço escolar e nivelamento, atividades de educação física, idiomas e artes.
A Seed destacou que a participação nas atividades extracurriculares ficará a cargo das famílias dos alunos. Para o retorno, será necessário autorização dos pais ou responsáveis pelos estudantes.
Segundo a secretaria foram escolhidos 30 municípios de seis regiões, onde houve adesão da comunidade escolar à retomada gradual do ensino. Veja abaixo as regiões:
- Umuarama
- Cianorte
- Francisco Beltrão
- Pato Branco
- Ponta Grossa
- Wenceslau Braz
Em todos colégios serão disponibilizados equipamentos de proteção como máscaras, álcool em gel e termômetros, seguindo o que determina o protocolo de prevenção à Covid-19.
Veja, abaixo, o que está previsto:
- Monitoramento de temperatura corporal na entrada das escolas;
- higienização dos espaços de aula;
- respeito ao distanciamento físico mínimo (marcação em respeito ao espaço de 1,5 metro entre as carteiras);
- uso de máscaras será obrigatório em todos os espaços;
- haverá álcool gel 70º disponível nas salas abertas aos alunos, salas de professores e espaços comuns;
- haverá instalação de barreiras físicas de acrílico ou acetato em balcões de atendimento ao público;
- escolas deverão fornecer protetores faciais aos trabalhadores que têm maior interação com o público;
- brinquedotecas e piscinas continuam fechadas;
- biblioteca, laboratórios de informática, de ciências, e outros espaços coletivos, deverão ser frequentados apenas quando necessário e com quantidade reduzida de estudantes;
- será proibido o compartilhamento de qualquer objeto (canetas, lápis, borracha, livros, cadernos, dentre outros).