Atenção: Prova de vida volta em novembro



A prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS está suspensa até o próximo dia 31 de outubro. A medida acabaria no mês passado, mas o governo decidiu estender por conta da pandemia. O procedimento, que é feito todo ano, é obrigatório e serve para saber se o aposentado está vivo para receber o benefício. A prova de vida é realizada na agência bancária onde o segurado recebe a aposentadoria. 
O procedimento foi suspenso em março devido ao risco de contaminação pela Covid-19 em pessoas do grupo de risco como idosos e deficientes. O INSS começou a testar a prova de vida digital, por meio do telefone celular. Apenas 500 mil aposentados estão participando desta modalidade, que comprova que o aposentado está vivo por meio de uma selfie. 
De acordo com o INSS, a intenção é que no futuro o procedimento seja feito apenas pela internet. Enquanto isso não acontece, a partir do mês que vêm, os aposentados deverão ir pessoalmente provar que estão vivos para a previdência. Quem não faz a prova de vida pode ter o benefício suspenso e consequentemente cancelado.

BR MAIS NEWS