Golpes bancários sobem 80% com a pandemia


Criminosos têm aproveitado a pandemia para aplicar golpes bancários. Para se ter ideia, segundo a FEBRABAN, a Federação Brasileira de Bancos, de março até agora, o número de golpes envolvendo o sistema financeiro subiu quase 80 por cento. E um dado preocupante: a maior parte das vítimas, 60 por cento delas, são idosos. Atualmente, existe uma lista dos principais golpes aplicados pelos criminosos.
O primeiro é o da pescaria digital, onde são enviados links falsos, que direcionam o usuário a sites maliciosos, que solicitam informações pessoais em troca de falsos benefícios. Há também o golpe do falso funcionário, que liga para a vítima se passando por empregado do banco, informa que há problemas no sistema, e que precisa atualizar informações. Nesse monto, solicita os dados do cidadão, que acaba por informá-los ao bandido.
Outra prática também é a do falso motoboy. Um criminoso, passando-se por funcionário do banco, diz que um novo cartão será enviado por meio de um motoboy. A vítima confirma informações pessoais e o endereço para entrega. No ato do recebimento do novo cartão, que é falos, o motoboy solicita que o antigo seja entregue a ela, para ser devolvido à instituição financeira. Pronto, os bandidos acabam com o cartão da pessoa, e o usam até que seja cancelado.
Há, ainda, o golpe da ajuda maliciosa, onde o bandido oferece para ajudar alguém na agência bancária, e num momento de distração da vítima, troca cartões e até envelopes com dinheiro que seriam depositados.
Por fim, o whats app também tem sido uma ferramenta muito usada pelos malfeitores. Eles costumam entrar em contato se passando por funcionários de empresas, convencem as vítimas e enviam um link malicioso, capaz de hackear o whats app do usuário. Para não cair nos golpes dos criminosos, desconfie sempre, não passe seus dados a qualquer um. Confira sempre se as informações recebidas condizem com a realidade. Acesse o portal oficial do seu banco, veja se há algum recadastramento em andamento.
Na dúvida, não clique em nada, e não dê informações pessoais. Não entregue seu cartão a quem não conheça, nem aceite ajuda de estranhos nas agências bancárias. Mantenha o antívirus do seu celular atualizado, e ao fazer compras on-line, escolha sempre sites conhecidos.

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