Onze idosos que moravam em asilos morreram por Covid-19 em Ponta Grossa


Desde o início da pandemia, onze idosos que moravam em instituições de longa permanência de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, morreram por causa da Covid-19, segundo a prefeitura da cidade.

Atualmente, o município tem 104 mortes causadas pela doença, de acordo com o boletim da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Além disso, a cidade registra 5,2 mil casos confirmados.

Entre pacientes que moram em asilos, 56 idosos foram diagnosticados com o novo coronavírus em Ponta Grossa.

Ainda de acordo com a prefeitura, 29 funcionários de instituições da cidade também testaram positivo para a Covid-19.

A FMS informou que está monitorando e dando apoio às instituições de longa permanência. Segundo a prefeitura, o município também está fiscalizando e alertando os asilos sobre as medidas que devem ser tomadas.

Testes

Um projeto do Rotary em parceria com o Ministério da Saúde começou a aplicar nesta quarta-feira (30) 160 testes de Covid-19 em duas instituições de longa permanência.

A organização recebeu kits para a realização dos testes e firmou parceria com um laboratório da cidade para os exames.

Após a coleta, os testes serão enviados para o Laboratório Central do Paraná (Lacen), em Curitiba. O resultado dos exames devem sair em dois dias.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) há registro de surtos de Covid-19 em instituições de Ponta Grossa. No entanto, o governo não informou em quais locais os surtos aconteceram.