Prefeitura de Assis Chateaubriand fará arrastão contra a dengue no Jardim América II


Índice de infestação preocupa e moradores do bairro devem retirar objetos que acumulam água
A Prefeitura de Assis Chateaubriand informa que fará um arrastão de limpeza contra a dengue no Jardim América II, compreendido das Avenidas Tupãssi e Radial Leste, e da Avenida México ao Centro Cívico. O trabalho será realizado na sexta-feira (25) e no sábado (26) pelo Departamento de Serviços Urbanos e os moradores estão sendo orientados pelos Agentes de Endemias a retirarem dos quintais todo tipo de material que possa acumular água e servir como criadouro do mosquito.
Foram distribuídos bilhetes nas residências do bairro informando que os objetos devem ser depositados em frente as casas até a noite desta quinta-feira (24), pois, a partir da manhã de sexta, as equipes passarão fazendo a recolha.
A Secretaria Municipal de Saúde explica que, nesta etapa, o trabalho será feito no Jardim América II pelo fato de o bairro ter apresentado índice preocupante de infestação, conforme apontou o último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti). Enquanto o recomendado é abaixo de 1%, no América o índice foi de 3,4%. Isso significa que, a cada 100 imóveis vistoriados, em pelo menos três foram encontrados focos do mosquito transmissor.
“Esse número é alarmante e a preocupação existe principalmente nesta época do ano, quando o calor aumenta e a ocorrência de chuvas formam o cenário ideal para a rápida proliferação do inseto”, disse o secretário de Saúde, Agnaldo Vieira.
Ele também lembrou que a participação da população é fundamental para evitar que uma nova epidemia de dengue se instale na cidade, como ocorreu no início do ano, quando foram registrados 2.962 casos e o resultado foi um mutirão de atendimentos nos postos de saúde, motivo pelo qual o Município criou uma estrutura exclusiva com a instalação do Ambulatório da Dengue.
“A Prefeitura está fazendo a sua parte com as visitas para monitoramento dos imóveis e realizando constantes limpezas na cidade, mas é preciso que todos mantenham seus quintais limpos, onde são encontrados 90% dos focos do mosquito”, afirmou Vieira.