Equipe de resgate detecta sinais de vida nos escombros 1 mês após explosão em Beirute


Equipe de resgate detecta sinais de vida nos escombros 1 mês após explosão em Beirute. Um mês após a explosão catastrófica que devastou a cidade de Beirute, no Líbano, equipes de resgate detectaram um sinal de vida sob os escombros de um prédio em uma área residencial da cidade, nesta quinta-feira (3).
Segundo a agência estatal de notícias NNA,os primeiros sinais foram percebidos por um cão farejador de uma equipe de resgate chilena que detectou movimentos sob o prédio de apartaentos destruído. No térreo do edifícil, havia um bar.

Esses [sinais de respiração e batimentos cardíacos), somados ao sensor de temperatura, significam que há uma possibilidade de vida”, afirmou o socorrista Eddy Bitar a repórteres presentes na cena.

Após horas de trabalho retirando os escombros, a operação foi interrompida à noite por motivos de segurança. Foi pedido maquinário pesado para auxiliar as buscas, mas, segundo a agência Reuters, o equipamento não poderá ser levado até a manhã (no horário local).

Há muito risco para a equipe” afirmou o socorrista Michel el-Mur. “Temos dez deles lá em cima, mas não podemos arriscar nenhum deles.”

As notícias circularam a cidade, e uma multidão esperançosa se juntou ao redor da área de resgate. Houve indignação geral quando os presentes perceberam que as buscas haviam sido interrompidas.

“Vergonha, vergonha”, gritava uma mulher aos militares que faziam a segurança do local. “Tem uma alma lá.”A explosão no porto de Beirute deixou ao menos 190 mortos, mais de 6.000 feridos e cerca de 300 mil pessoas desabrigadas. Fonte: Folha de S.Paulo