Quase 300 pessoas são presas em força-tarefa da PM contra o tráfico e contrabando no oeste do Paraná


Conforme o comandante da operação, o tenente-coronel Sérgio Augusto Ramos, foram dois meses de planejamento para organizar a logística da operação, com o levantamento de informações sobre as rotas do tráfico, do contrabando e dos locais utilizados por grupos criminosos.

“O tráfico, muitas vezes, não pode ficar limitado ao policiamento na faixa do Rio Paraná. Guaíra, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e outros municípios da região oeste têm grande importância porque são rotas do tráfico. Um tráfico muito grande com relação a maconha é histórico aqui na região, há uma utilização muito grande da rota que segue para o Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.”

A operação contou com 650 profissionais de segurança da região oeste, segundo a polícia.

A coordenação foi realizada pelo 5º Comando Regional da PM e teve o auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF), da Receita Federal e da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu.

“Nós temos um período onde a super safra de maconha do Paraguai vem para o Paraná e para o Mato Grosso do Sul. Isso chama muito atenção, porque é um período que o pessoal transporta. É o plantio no primeiro semestre e, agora, o pessoal transporta. A gente vai continuar fazendo esse tipo de operação em outros momentos”, disse Ramos.

Fonte: G1 Oeste.