Novo ciclone se aproxima do Paraná com menor intensidade: ‘Vem trazer o frio’, diz meteorologista


Entre terça (7) e quarta-feira (8), um ciclone extratropical pode atingir novamente o Paraná. O alerta foi feito pelo Sistema Meteorológico do estado (Simepar).

Entretanto, segundo os meteorologistas, os transtornos serão menores do que os causados pelo temporal que atingiu o estado na terça-feira (30), pois o ciclone que se forma no Oceano Atlântico é menos intenso.

De acordo com o Simepar, os ciclones extratropicais são resultado de um sistema de baixa pressão atmosférica, que se forma sobre o oceano e se aprofunda na superfície.

“Vem trazer o frio. Os ventos podem chegar entre 60 km/h e 70 km/h. Chuva mesmo vai ocorrer entre terça e madrugada de quarta-feira”, explicou o meteorologista Paulo Barbieri.

De acordo com ele, a frente fria está em Santa Catarina, entre norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná.

“A frente fria vai permanecer causando chuvas e ventos moderados, principalmente, nas regiões da metade sul do estado. Os raios não estão descartados. Na sexta-feira e sábado pode ter geada no Paraná”, alertou.

O meteorologista ainda afirma que toda frente fria que passa tem um ciclone que formou ela. Portanto, esses fenômenos acontecem todo ano.

“Toda hora tem ciclone, mas uns se intensificam mais que os outros. Da outra vez, a pressão atmosférica baixou muito rápido e causou ventos de mais de 100 km/h. O dessa semana não se aprofunda tanto, então não causa tantos estragos”, reforçou ele.

FONTE: G1 OESTE