O Paraná registrou, nesta quinta-feira (25), a chegada da primeira frente fria do inverno no ano. Com ela, foram registrados temporais e ventanias em vários pontos do estado.
De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão é de mais chuvas e fortes rajadas de vento para esta sexta-feira (26).
Umuarama, na região noroeste do estado, foi o município do estado com maior volume de chuvas em 24 horas, entre quinta e sexta-feira, com 55 milímetros, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O volume representa quase metade da chuva esperada para o mês de junho na cidade.
Outras cidades de diferentes regiões do estado registraram volumes altos de chuva desde quinta-feira. Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, o volume de chuva foi 35 milímetros. Em Guarapuava, na região central, foram 34 milímetros. Na região oeste, o maior volume foi em Pato Branco, com 25 milímetros de chuva.
Em Curitiba, foram 9,8 milímetros de chuva acumulados entre o início da tarde de quinta-feira e a madrugada desta sexta. De acordo com a Somar Meteorologia, não chovia na cidade desde 12 de junho.
Rajadas de vento
Além da chuva, a frente fria chegou acompanhada de ventanias.
As rajadas mais fortes foram registradas em Ivaí, nos Campos Gerais, com ventos de 63,7 km/h, e em Japira, na região norte, com 61,9 km/h.
Em Curitiba, as rajadas chegaram a 59,4 km/h na quinta-feira (25), segundo a Somar Meteorologia.
A Defesa Civil informou que os ventos causaram 32 quedas de árvore em 19 bairros da cidade.
Previsão
Para esta sexta-feira, a previsão é de mais chuva em vários pontos do estado. A região mais afetada pela frente fria, segundo a Somar Meteorologia, deve ser o litoral do estado e a região de Curitiba, com trovoadas e rajadas de vento de até 80 km/h.