Leão é visto por pelo menos 4 moradores em Nova Aurora


Nas últimas semanas moradores da cidade de Nova Aurora-PR ficaram bastante assustados ao se depararemcom um leão (Pantheraleo) vagando pelas redondezas de uma Área de Preservação Permanente localizada na zona rural da cidade. Fontes confirmam ter visto o animal debilitado e muito magro pelas redondezas já alguns dias.

Diante do ocorrido, moradores entraram em contato com abióloga Giulianna Watanabe e a profissinal “afirma que a movimentação destes animais silvestres exóticos (não fazem parte da fauna brasileira) perto das áreas urbanaspode ser um grande risco, tanto para a integridade física do leão como das pessoas. Animal foi visto por moradores na região do Alto alegre.

Este indivíduo deve ser oriundo do tráfico ilegal de animais silvestres, que é considerado CRIME AMBIENTAL de acordo com a lei 9.605/98 que determina:Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa. O animal que provavelmente deve ser oriundo de algum circo ou criadouro ilegal está sujeito a morrer de inanição devido a ser habituado a não caçar. E em outro ponto, pode oferecer riscos durante o ato de predação para matar sua fome, grandes felinos tem como hábito selecionar suas presas, porém, devido ao estado de baixíssimas condições e recursos alimentares que o animal se encontra, é possível sim que ele não selecione suas presas e venha causar um acidente. É importante ressaltar que ninguém tenha contato com o animal, por ser cativo (domesticado) ele pode se mostrar manso, mas isso não quer dizer que ele não poderá se sentir acuado e atacar. Portanto, não cheguem perto. É imprescindível que os órgãos ambientais competentes resgatem este animal e o encaminhem para um Zoológico ou centro de triagem de animais silvestres. A população precisa cobrar isso, é uma questão de segurança pública”.

Colaboração: Ana Paula Pezenti