Manifestantes fazem protestos contra racismo e Bolsonaro, no Paraná


Manifestantes se reuniram em protestos contra o racismo e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste domingo (7), em cidades do Paraná.

Em Curitiba, o protesto começou por volta das 14h na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Centro, e terminou por volta das 18h20.

Os manifestantes carregaram cartazes contra o racismo, com nomes de vítimas de violência contra negros, e contra Bolsonaro. O ato aconteceu de forma pacífica e os manifestantes usaram máscaras.

A Polícia Militar reforçou o efetivo para o ato, com batalhões da cavalaria e da tropa de choque, além de policiais a paisana.

Alguns manifestantes foram revistados ao chegar na praça e oito pessoas foram detidas. Uma delas estava com um punhal e as outras com drogas.

No fim da tarde, o grupo se deslocou até a Praça Nossa Senhora de Salete, no bairro Centro Cívico. Por volta das 18h30, todos se dispersaram.

Outro ato contra o racismo e o governo Bolsonaro aconteceu também em Londrina, no norte do Paraná, e reuniu aproximadamente 250 pessoas.

O protesto começou às 14h, no calçadão do Centro da cidade, e terminou por volta das 16h30. Os manifestantes usavam máscaras e tentavam manter distância entre as pessoas que participavam do ato.

A PM revistou os manifestantes que chegavam ao ato. A polícia apreendeu um machado de dentro de um carro que estava estacionado próximo ao ato. O dono do veículo afirmou que o machado estava sendo usado em uma reforma.