433 CASOS DE DENGUE SÃO CONFIRMADOS EM NOVA AURORA


Mesmo com os arrastões de Dengue e todas às campanhas de conscientização de combate à Dengue, os números não abaixam. Nesta semana, de acordo com o último Boletim Epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira (06) os casos confirmados saltaram para 433 e mais 739 notificações. “Infelizmente mesmo com a vinda do fumacê, o arrastão, que recolheu mais de 60 caminhões de lixo e todas as campanhas de conscientização a comunidade não está colaborando, não está cuidando dos quintais e os números ainda estão alarmantes”, destacou a secretária Ana Lúcia Bessani Santana. De acordo com a secretária, a população precisa manter os cuidados para que o Aedes não se prolifere. “Não podemos relaxar um dia se querer. A Dengue mata e a realidade é que os números não estão baixando”, destacou Ana Lúcia.

Dengue

Desde janeiro deste ano, Nova Aurora vive uma epidemia de Dengue. São 739 notificações, 433 casos confirmados,81 descartados e mais 225 em investigação. Dois grandes arrastões já foram realizados, recolhendo todo tipo de lixo. Além disso, durante o Feriado de Carnaval, o município desenvolveu a campanha “Carnaval sem Dengue”, com ações educativas, passeata com alunos da rede municipal, atividades nas escolas, matinê de carnaval com as crianças, recolha de lixo nas escolas, além é claro do arrastão. “Pedimos encarecidamente que a comunidade colabore pois precisamos estagnar esses índices”, destacou Ana Lúcia.

Como posso vencer o mosquito que pode transmitir a dengue?

A principal ação é evitar as picadas de mosquito, claro, mas também evitar a proliferação do mosquito. Observe que a água parada é um potencial criadouro de mosquitos. Limpe a área em torno e o exterior da sua casa para eliminar os locais de criação de mosquito.

-Livre-se de pneus velhos onde a água da chuva possa se acumular

-Cubra caixas d’água e cisternas

-Evite acumular água em vasos

-Remova garrafas e latas velhas

-Guarde as ferramentas do jardim

-Não deixe os brinquedos das crianças do lado de fora

-Esvazie piscinas infantis quando não estiverem em uso e troque a água pelo menos duas vezes por semana.

-Limpe as calhas

-Lembre-se sempre de trocar a água dos vasos pelo menos duas vezes por semana

-Certifique-se de que os animais de estimação tenham água fresca em seus potes e troque a água pelo menos duas vezes por semana

-Instale telas em todas as janelas e portas

Quais são os sinais e sintomas?

De acordo com as autoridades de saúde, os sintomas mais comuns são: febre em torno de 40°C, fraqueza/fadiga intensa, dor de cabeça, dor no corpo, por trás dos olhos e nas articulações e pontos vermelhos na pele. Use e abuse do repelente e passe inseticidas (comprados em supermercados). A proteção é a melhor saída.