Quem costuma ir até o aeroporto de Foz do Iguaçu para conseguir passagens aéreas mais em conta pode se preparar para encontrar um aeroporto bem diferente. Um conjunto de obras foi entregue hoje (28) e foi dado início a ampliação na pista que tornará possível haver voos da fronteira direto para a Europa ou EUA.
A obra já entregue, de R$ 42,4 milhões, fez a capacidade do aeroporto passar de 2,6 milhões para 5 milhões de passageiros ao ano.
Quem costuma ir até o aeroporto de Foz do Iguaçu para conseguir passagens aéreas mais em conta pode se preparar para encontrar um aeroporto bem diferente. Um conjunto de obras foi entregue hoje (28) e foi dado início a ampliação na pista que tornará possível haver voos da fronteira direto para a Europa ou EUA.
A obra já entregue, de R$ 42,4 milhões, fez a capacidade do aeroporto passar de 2,6 milhões para 5 milhões de passageiros ao ano.PUBLICIDADE
Mudanças
– A área do desembarque por exemplo, tinha 887 m² e passou a 2.927 m².
– A área de embarque agora fica no piso superior e é totalmente nova, com 3.890 m².
– O espaço das lojas também foi aumentado e agora tem 708 m² no térreo e 1.621 m² no piso superior.
– A área de Alfândega e Canal de inspeção também aumentaram em 1.300% e 500%, respectivamente.
As obras foram entregues nesta manhã com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do governador do Paraná, Ratinho Júnior e do presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, entre outras autoridades.
Foi dado início, ainda, a ampliação de 600 metros no tamanho da pista que fará com que o aeroporto possa receber voos internacionais de longa distância. O ministro disse que as obras irão até o fim, sem interrupções.
“A primeira fase do aeroporto está pronta. As obras no Ministério da Infraestrutura começam e terminam. Tem planejamento, tem profissionalismo. Receber mais 600 metros de pista significa fazer a conexão direta entre Foz do Iguaçu com a Europa e Estados Unidos”, disse.
De acordo com o ministro, a intenção é privatizar o aeroporto no futuro, prevendo uma segunda pista.
O deputado Fernando Giacobo lembra que foram anos de diálogo com a Infraero e Itaipu para garantir os investimentos.
“Ninguém colhe sem ter plantado. Sempre buscamos estes recursos, para fazer com que Foz fosse contemplada; o projeto para ampliação da pista é nosso, de 2017. Também atuamos para que Itaipu passasse a investir em infraestrutura para região. É necessário muita ação política para que os investimentos cheguem”, pontua.
O secretário de secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, usou as redes sociais para comemorar os avanços.
“Um dia que vai entrar para a história de Foz do Iguaçu”, disse, “juntos, vamos transformar aeroporto de Foz em hub da América do Sul e o de maior movimento da região Sul do Brasil”.
Atualmente, cinco companhias aéreas operam voos comerciais em Foz: Gol, Latam, Azul, JetSmart e Amaszonas, que ligam a cidade a Curitiba (PR), São Paulo (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Confins (MG), Lima, no Peru, Santiago, no Chile e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Em 2019, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu recebeu 2,27 milhões de passageiros e 21,11 mil aeronaves, entre chegadas e partidas domésticas e internacionais.
Fotos da Galeria: Sara Cheida/Itaipu Binacional e Christian Rizzi.
Fonte: CGN