CENTRO UNIVERSITÁRIO FAG CASCAVEL: MESTRE ELAINE DE OLIVEIRA ZANINI CONQUISTA VAGA EM DOUTORADO



A professora, Elaine de Oliveira Zanini, dos colegiados de Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Medicina e Ciências Contábeis do Centro Universitário FAG, dará início no próximo ano ao Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, tendo como linha de pesquisa “Desenvolvimento Territorial, Meio Ambiente e Sustentabilidade Rural”.

No Doutorado, Elaine usará como base o tema que já vem estudando há anos: os Restaurantes Populares de Toledo. No ano passado, ela publicou o livro “Por que os restaurantes populares de Toledo – Paraná deram certo sob a perspectiva dos gestores públicos municipais”. O livro é fruto de sua Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, que teve como tema os restaurantes populares de Toledo e sua interação com outras políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, Política se Segurança Alimentar e Nutricional, entre outras. “Agora, no Doutorado pretendo elaborar uma proposta de redes de cooperação para municípios com menos de 100 mil habitantes atenderem ao Plano Nacional de Segurança Alimentar, tendo como modelo os Restaurantes Populares de Toledo entre os anos de 2006 e 2015”, expõe.

A escalada na carreira acadêmica sempre foi um sonho para Elaine. “É uma realização, algo que busco há muito tempo. Tinha esse interesse desde o Ensino Médio e busquei isso a partir de publicações e projetos”, conta. Em relação à docência, ela não tem dúvidas que os três anos de estudos no Doutorado vão oferecer ainda mais preparo em sala de aula. “Acredito que poderei pesquisar mais, ter mais incentivo para isso, além de o embasamento proporcionado pelo Doutorado também favorecer no conhecimento que poderá ser transmitido aos alunos”, opina. 

Fonte: Web Site Centro Universitário FAG Cascavel