MAIS VENEZUELANOS DESEMBARCAM EM CASCAVEL, E FORAM DIRECIONADOS PARA VIVER EM GOIOERÊ.


Mais 15 venezuelanos desembarcaram na tarde desta segunda-feira (17), em Cascavel, no Aeroporto Municipal. Aos cuidados da Força Aérea Brasileira, um avião Embraer 145 vindo de Brasília pousou no aeroporto por volta das 17h. 

Os venezuelanos vieram da cidade de Pacaraima/RR, local que é usado de passagem da Venezuela para o Brasil. E na noite de segunda-feira foram levados para Goioerê, onde receberão alimentação e cuidados, com responsável da ONU, que acompanha o intercâmbio do grupo. 

A transferência faz parte da “Operação Acolhida” que acontece em todo o Brasil, por meio do Exército Brasileiro. Desde 2018 os refugiados são acolhidos na cidade de Goioerê, por meio do projeto Brasil sem Fronteiras. Em 31 de agosto do ano passado, 61 venezuelanos se instalaram na cidade e com a chegada desse novo grupo serão 159 acolhidos no total. 

“O objetivo é acolher, apoiar e incluir famílias venezuelanas e solicitantes de refúgio”, explica a coordenadora do projeto Brasil sem Fronteiras, Alessandra Salvador.  Segundo ela, o programa prioriza famílias com crianças e adolescentes, mulheres sozinhas e que estejam grávidas. 

“Os acolhidos podem permanecer por três meses dentro do projeto. A partir disso, o objetivo é que encontrem uma vida autônoma social e financeiramente para viver fora do abrigo”, ressalta Alessandra. 

Eles vão viver em um sítio da Aldeia Infantis SOS – uma instituição internacional que faz atendimento às famílias.

Fonte: Cidade Portal .