Presidente da Copacol Valter Pitol representou a Cooperativa na reunião.
O Sistema Ocepar realizou, na manhã desta segunda-feira (10/06), na sede da entidade, em Curitiba, a primeira reunião técnica com a presença parlamentares paranaenses eleitos no ano passado e que integram a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), entre os quais 11 deputados federais e um senador.
“A reunião de hoje tem como objetivo de melhorar a sintonia do cooperativismo com os deputados e senadores paranaenses que integram a Frente, para que eles possam nos representar no Congresso Nacional. E a presença dos parlamentares no evento superou nossas expectativas”, destacou o presidente do sistema Ocepar José Roberto Ricken.
Na oportunidade, os participantes receberam um documento com os principais projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que impactam direta ou indiretamente nas atividades do cooperativismo.
Prioridades – Já a gerente de relações institucionais da OCB, Fabíola Motta, falou sobre o papel de representação do cooperativismo no Congresso Nacional, explicando como a entidade faz o acompanhamento das matérias em tramitação no Congresso. “Nós nos organizamos em âmbito nacional para trabalhar em prol do desenvolvimento do cooperativismo. Junto aos parlamentares, nós sugerimos propostas, apresentamos estudos técnicos relacionados às matérias e mostramos os impactos dos projetos em tramitação para o setor. Somente em 2018, havia 1.415 projetos de lei que impactavam o cooperativismo de alguma forma”, destacou. Ela também apontou alguns dos alguns dos temas de interesse do setor, entre os quais, o ato cooperativo (PLP 271/2005), a lei geral das cooperativas (PL 519/15), a Lei Kandir (PL 42/2019), a reforma da Previdência (PEC 6/2019, a reforma tributária (PEC 293/2004), entre
A Frencoop – Composta ao todo por 264 deputados, dos quais 22 do Paraná, e 37 senadores, entre eles, três paranaenses, a Frencoop tem a missão de pautar os temas de interesse do cooperativismo no Congresso, divulgando e defendendo as principais ações para o desenvolvimento do setor no país. Tem o principal objetivo de garantir um ambiente favorável para que o cooperativismo possa se desenvolver. Isso pode ocorrer por meio de votações de projetos no Poder Legislativo ou no processo de formulação de normativos e de políticas públicas do governo. Periodicamente, a Diretoria Executiva da OCB se reúne com a Diretoria da Frencoop, em Brasília, para definir prioridades.
Fonte: O Novo Oeste